Como elaborar um currículo

13-04-2011 02:28

Objetividade:
Procure sempre ser o mais direto possível na organização das informações que compõem seu currículo, essa atitude evita que o candidato seja julgado como despreparado, portanto não "encha lingüiça". Lembre-se que o selecionador avaliará dezenas (em muitos casos centenas) de outros currículos.


Priorizar informações/ter foco:
Ao elaborar o currículo, tenha sempre em mente quais informações são necessárias para estabelecer uma comunicação eficaz com a pessoa que irá lê-lo. São informações básicas:
- Nome Completo, Endereço;
- Dados Pessoais (idade, estado civil, filhos);
- Objetivo;
- Formação Educacional;
- Experiência Profissional
- Cursos;
- Pretensão Salarial (abordaremos este tópico mais adiante).


Selecionar cursos:
Coloque no currículo somente os cursos que você realizou e que são pertinentes à vaga que você concorre. Não é interessante, por exemplo, dizer que você fez um curso de artesanato se você quer concorrer para uma oportunidade na área comercial;


Resumo das Qualificações - informações consistentes:
O que estamos dizendo aqui é: selecione as qualificações e/ou experiências que você possui para exercer o cargo ao qual você deseja concorrer. Se não possui experiência profissional e quer iniciar um estágio, liste os projetos e trabalhos acadêmicos que você participou (ou participa).


Pretensão Salarial:
Algumas empresas exigem que o candidato especifique no currículo qual a pretensão salarial, visando selecionar os que enquadram-se na faixa salarial oferecida. Este item é opcional, verifique se existe a necessidade ou não de incluir esta informação.


Geralmente, nos interessamos em ver determinado filme após assistir ao seu Trailler. Quando o Trailler é bem produzido, atrai a nossa atenção e nos desperta a vontade de conhecer a história completa. Pense em seu currículo como se fosse um Trailler: produza-o de maneira que quem o leia, sinta a vontade de conhecer maiores detalhes de sua vida profissional, através não mais de papéis e sim através de você mesmo em uma conversa!

Contacto

Ama Consultoria em Recursos Humanos

amaconsultoriaemrh@bol.com.br

Porto Alegre/RS

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode