“As suas ações são os melhores intérpretes de seus pensamentos”
John Locke (1632 – 1704), filósofo britânico.
* Luísa Medeiros
Hoje, as empresas têm a urgência de serem voláteis e flexíveis, pois atuam em ambientes diversificados e em condições adversas.
Com a globalização, é imprescindível que as empresas priorizem não só a competência de seus colaboradores, mas os resultados que eles geram e o quanto impactam no mercado de trabalho, pois a competitividade impulsiona ações de competência e visões estratégicas.
Você, leitor, agrega valor quando impacta sua empresa com a qualidade de suas competências. Você deve destacar suas competências, ou seja, colocá-las em evidência, pois só assim você permanecerá nesse cenário de grandes evoluções tecnológicas e conseqüentemente elevará seu senso de realização profissional. Quero fazer você, profissional, refletir sobre as seguintes questões:
Você oferece contribuições significativas, ou seja, você está preparado? Você domina conhecimentos e consegue aplicá-los de forma eficaz?
Acrescente significado às suas atividades, pois as atividades estão disponíveis.
Quem tem competência possui facilidade em atingir o seu potencial de realização favorecendo o sucesso. Lembre-se de que transformar seus conhecimentos e habilidades em práticas contributivas para a empresa é, ao mesmo tempo, acelerar o processo de autodesenvolvimento, daí é imperativo assumir novos papéis e novas posturas. Todo profissional competitivo sustenta significativos padrões de qualidade e resultados, além de ser comprometido com suas metas e apreciar novos desafios, pois a estagnação profissional limita as realizações individuais.
Uma questão merece ser colocada para sua reflexão, leitor. Aplique o seu conhecimento e procure não ser muito perfeccionista. É importante também acompanhar e avaliar sempre suas atuações profissionais. Peça sempre feedback e se você errar, isto faz parte da vida, pois o importante é realmente tentar. O ser humano está sempre se renovando, permita-se também! Seja persistente e dê chances a você mesmo. Dê oportunidades a você mesmo! Suas idéias devem ser seguidas pela ação tentando explorar as possibilidades. Eu vou repetir: o segredo está na AÇÃO, isso mesmo, AÇÃO. Alimente os seus desejos, pois assim eles se tornam vivos.
Construa o seu próprio programa de ação. Cultive novas atitudes, aprenda a administrar sua tolerância em relação às mudanças e frustrações.
É imprescindível acompanhar novas tendências. Desenvolva competências e alinhe-as com as necessidades do mercado, de si mesmo e da sua empresa.
Lembre-se leitor: um hábito se adquire pela repetição, por isso ser competente deve ser um hábito.
Ama Consultoria em Recursos Humanos
Porto Alegre/RS